Wednesday, December 26, 2007

Cap.4 Valores

Quando se fala de computadores e Internet parece complicado falar-se em valores, mas quando se fala em educação de crianças já faz toda a logica, seguindo o raciocinio de vivemos num mundo de tecnologias da Internet e dos computadores em educação parece que assim já faz sentido relacionar estas duas temáticas, por isso achei este capitulo bastante pertinente.

Assim Papert refere-se neste capitulo algumas questões de valor a ter em conta quando se fala de aprendizagem:
- Honestidade e engano;
- Respeito;
- Materialismo;
- Relacionamento na Internet.

Não tirando a importância aos 3 primeiros ponto vou apenas referir o ultimo, o relacionamento na Internet, realçando a questão dos perigos da mesma.
Isto parece ser um problema para muitos pais e deve ser, pois se a Internet é uma porta aberta para o mundo em nossas casas, e pode levar as crianças de encontro aquilo que é mau. O contacto com pessoas indesejáveis o acesso a sites impróprios, daí a necessidade de um controlo com a utilização de bloqueadores de sites, como nos é referido,mas penso que o mais importante e eficaz é mm um acompanhamento da parte dos pais para evitares estas situações.

O que é o melhor para o "meu" filho?

Neste capítulo do livro denominado de aprendizagem, é referida a escolha do software educativo como algo feito de forma tão leviana sem que se tenha propriamente consciencia disso,o que me deixou a pensar.

Penso que todos os pais querem o melhor para os seus filhos sem duvida, no entanto o que acontece é que por vezes eles mesmos não têm conhecimento do que é o melhor, deixando-se levar por campanhas publicitárias, pelo que está "mais na berra" ou o que lhes parece melhor porque diz na embalagem. Estamos num mundo onde todas as pessoas se aproveitam das fraquezas dos outros para subir na vida e as companhias de softwares educativos não são expepção aproveitado-se da fraqueza dos pais "ignorantes em matéria educativa".

Agora também pergunto, então a culpa é dos pais que não sabem comprar melhor material educativo para os filhos? Eu não os condeno... Se estamos numa época em que assistimos a escola que investem milhares de euros em materiais informáticos que simplesmente não utilizam, exactamente porque não os sabem utilizar em ambientes educativos com a função de ajudar ao desenvolvimento cognitivo e criativo dos alunos.
Isto condeno mais, porque as escolas são o principais local de aplicação de práticas pedagógicas e onde trabalham profissionais ligados ao ramo, com a obrigação de o saber ou procurar saber.

Penso assim que mais do que campanhas publicitárias, devia de haver divulgação de informação acerca do que é melhor ou não, de como se poe escolher um software educativo realmente bom, estimulante a adequado as diferentes etapas de desenvolvimento da criança.

Friday, November 2, 2007

“ Tecno - avestruzes e ciberavestruzes”, mais uma pequena reflexão sobre o cap. 2

Achei engraçadas estas expressões utilizadas por Papert, concordo em parte com esta ideia, apesar de alguns professores entusiasmados com o uso das novas tecnologias nas suas aulas estes não estão aptos para fazerem uma “revolução tecno- educativa” nas mesmas, pois por vezes não as dominam, estando num nível inferior até que os próprios alunos.
Com isto penso que para que a educação + tecnologia não estagne no estádio “teatro + câmara ” (citando uma ideia transmitida no livro), têm de existir órgãos superiores que possam dar formação aos professores para que estes consigam adaptar os seus programas e criarem novas estratégias de ensino pensadas para o uso das novas tecnologias e assim certamente começar a haver um avanço e concordância do processo de ensino com a realidade e o desenvolvimento tecnológico que tem vindo a revolucionar as nossas sociedades.

Reflexões acerca do cap.2 do nosso livro – Tecnologias

Não me considero uma ciberutópica nem uma cibercrítica, assim como o Papert, não gosto de tomar posições extremas, pois como se costuma dizer “não há bela sem senão”.
Assim penso que não devemos de deixar de louvar as grandes potencialidades e “milagres” permitidos nesta nova era digital, no entanto também penso que nos devemos manter em alerta para os excessos e tipos de utilização que se dá à mesma.
A forma como as tecnologias são ou deveriam ser utilizadas em educação no processo de aprendizagem tornam-se assim muito relevantes, porque na minha opinião, estas podem fazem fazer uma “revolução” nesta área de grande importância, pois como diz Papert a certa altura “ …nenhum dos problemas mundiais será resolvido, a não ser que as pessoas, nomeadamente as da próxima geração, aprendam melhoras melhores formas de pensar do que as que deram origem aos problemas actualmente existentes…”. Esta frase descreve a grande importância que a educação ou melhor uma boa educação tem numa sociedade, e já que vivemos num “mundo tecnológico” porque não utiliza-la para atingir esta “boa educação” que se pretende.
Não devemos ser cépticos em relação a isto pois penso de o mundo está em constante evolução porque a educação e os métodos de educação não hão-de acompanhar este evolução também em vez de ficarem presas a métodos antigos que se tornam desenquadrados da realidade.

PODCAST = ipod +broadcasting


O Podcast foi a tecnologia escolhida pelo meu grupo, para realizar o trabalho de T.E II este semestre.

Tive a sensação que a maioria não tinha ainda uma opinião e um conhecimento concreto acerca desta tecnologia, eu própria tinha apenas uma noção generalizada do que era, no entanto achei que era algo de “novo” e interessante que poderia realmente ter bom potencial pedagógico, posso sustentar agora através da pesquisa que temos vindo a efectuar.

Assim podemos aliar varias coisas de interesse, para os jovens às tarefas escolares e processos de ensino, o podcast vai fazer, devido ao seu formato, tornar o ensino portátil através dos mp3, aparelho que todos ao jovens possuem hoje em dia e dos quais nunca se separam. Por exemplo, este vai facilitar a organização da informação.

Tendo o seu suporte e estando aliado a sites específicos, utilizando ferramentas e tecnologias, algumas das quais temas de trabalhos de colegas nossos, como o my space, e o hi5 por exemplo. Professores alunos podem assim pôr on-line as suas informações organizadas em formato áudio e permitir assim se façam download e partilhem as mesmas. Temos por exemplo o ensino de línguas estrangeiras auxiliando muita aprendizagem correcta das pronúncias, permitindo assim um ensino à distância.

Tenho de realçar aqui que não acho que substitua o ensino tradicional ou lhe retire a importância, mas sim que é uma parceria que se pode demonstrar muito eficaz, no sentido em que as novas tecnologias têm de se adaptar ao ensino e o ensino as novas tecnologias.

Saturday, October 6, 2007

Familia em rede- 1º capitulo

De uma forma acessivel e especifica o autor ao longo do 1º capitulo do livro vai-nos dando a ideia de como o computador é uma ferramente importante no processo de desenvolvimento e ensino da criança.

Este defende que a o computador não deve ser encarado como o "bicho papão", que afasta as família e desencaminha as crianças levando ao isolamento e etc. Este se utilizado com senso, ou seja com a participação activa dos pais no uso do computador se houver um controlo sobre programa, sites utilizados este é um veículo muito importante no processso ensino aprendizagem e no desenvolvimento criativo da criança pois permite-lhe explorar um "mundo" infinito de coisas ao seu ritmo. Assim pode ser um mode de aproximação entre pais e filhos e ali haver um modo de aprendizagem conjunta, o olhar para a informática como um meio de educação na propria casa pode em vez de afastar aproximar as famílias.

Visto isto penso que o que se tenta transmitir neste capítulo é a ideia de que o computador a informatica é um meio de educação muito positivo desde que usado nos devidos contextos e de uma forma bastante natural, pois representa um mundo o das noas tecnologias de grande interesse e fascínio para as crianças.

2º ano, TE II..!

Estamos no inicio do 2º ano, ou seja novos trabalhos novos projectos associados a cadeira de tecnologias educativas II.
Um dos objectivos este semestre passa exactamente por continuar a trabalhar este blog, onde vamos ter de registar todos os nossos "passos" ou seja é aqui que vamos deixar as nossas reflexões sobre as aulas teóricas, práticas e sobre o livro Família em rede, de Seymour Papert.
A nossa avaliação vai consistir precisamente na construção e dinamização deste blog, e num trabalho em grupo onde tivemos de escolher um tema entre alguns propostos, o meu grupo ficou encarrege dos "podcast", vamos ter assim se fazer um trabalho sobre esta tecnologias, descreve-la, utiliza-la e transgferi-la para uma realidade ensino aprendizagem on-line.
Assim nas seguintes aulas práticas e teoricas iremos continuar a desenvolver estes projectos..!

Sunday, June 10, 2007

Ultima aula de T.E

A ultima aula de tecnologias, foi uma aula prática que mesmo não constando do horario foi-nos prmitido usufruir da sala dos computadores para assim podermos adientar os nossos projecto de final de semestre e alguns alunos mostrarem os seus photostory, trabalho que nos foi pedido para fazer ao longo do semestre para que podessemos explorar este programa fazendo uma pequena apresentação com cerca de 1min sobre nós.

Olhando para trás vejo que esta cadeira foi bastante interessante e importanto visto e que nos deu a possibilidade de enqunato compriamos todos os objectivos do programa lidarmos com novas situações aprenderms a utilizar as tecnologias que temos ao nosso dispor em parceria com o nosso curso e a vertente educativa .


=)

Wednesday, May 30, 2007

Power Point

Visto que é um dos programs que estamos a utilizar para fazer o nosso trabalho chei bem fazer uma breve referência sobre o que é o Power Point.

Microsoft Powerpoint é um programa utilizado para edição e exibição de apresentações gráficas no sistema operacional Windows. Para criar apresentações gráficas, dispõe de processamento de textos, estrutura de tópicos, esquemas automáticos, modelos, desenhos, assistentes, gráficos e vários tipos de ferramentas para expressar idéias nas apresentações. Atualmente o domínio da ferramenta Powerpoint tornou-se fundamental, visto que grande parte das apresentações em cursos, escolas, faculdades e reuniões utilizam projetores para ilustrar melhor as idéias apresentadas pelo orador. Felizmente seu uso é relativamente simples.

Saturday, May 26, 2007

O nosso projecto


Nas aulas práticas continuamos a trabalhar nos nossos projectos, neta fase ja decidimos o suporte que vamos utilizar, o nosso trabalho é sobre o sitema circulatório, vamos usar o power pointe o hot potatos para realizar alguns jogos e actividades.


Estamos a construir a nossa interface ou seja a base de todo o nosso trabalho, de acordo com o tema o público alvo de modo a que esteja de facil utilização e apelativo.
Mas ainda muito trabalho ha por fazer.

Sunday, May 20, 2007

Hipertexto, hipermedia, interface..

Algumas breves defenições:

O Hipertexto é um texto suporte que acopla outros textos em sua superfície cujo acesso se dá através dos links que têm a função de conectar a construção de sentido, estendendo ou complementando o texto principal. Um conceito de Hipertexto precisa abranger o campo lingüístico, já que se trata de textos.

Dentro da Hipermedia, podemos identificar alguns tipos de organização de informação, tais como: imagem fixa, audio/som, animação, texto, video,em sequência linear, semântica ou multimedia, que se define como forma dinâmica e interactiva de accesso á informação.


Interface "... superfície de contato, de tradução, de articulação entre dois espaços, duas espécies, duas ordens de realidade diferentes" .
Pierre Lévy

Tuesday, May 15, 2007

Nas aulas práticas....

Apesar de não ter vindo a postar nada acerca das aulas práticas de tecnologias, estas não têm estado paradas, temos vindo a trabalhar nos nossos projectos multimédia, explorar os váriso programas recomendados para a sua realização como o quandary, power point e hot potatos.


Este ultimo dado com mais profundidade por uma ex-aluna da nossa faculdade a Joana que foi convidada a dar-nos aulas acerca do HOT POTATOS, programa bastante interessante que nos vai permitir fazer aplicações muito giras e interessantes que vão sem duvida enriquecer os nossos trabalhos.




Hot Potatoes:


  • Contém 6 tipos de ferramentas interactivos.

  • Tem como objectivos permitir criar actividades e jogos que permitem que o aluno possa efectuar uma aprendizagem divertindo-se explorando as diferentes actividades.

Saturday, May 12, 2007

Objectos de avaliação

Na aula de 11-5-07

Objectivos de avaliação

É necessário avaliar:

Produto com o seu potencial pedagógico, mas tambèm a sua utilização resultado de aprendizagem.

Segundo características intrísecas:
  • Conteúdo (científico e pedagógico)
  • Interface (aspecto visual)
  • Funcionalidades (ferramentas)
  • Usabilidade
  • Requesitos técnicos.

Devemos avaliar então numa grelha de análise e avaliação (descrevendo e avaliando). Assim formam-se questões, critérios e indicadores, para podermos testar e avaliar um produto.

Wednesday, May 9, 2007

Cognitive Directness

Na aula de 27-04-07 foi-nos pedido que traduzissemos uns ponto de uma ficha dada pelo professor.
segue-se então a traduçao feita:

Cognitive Directness
· minimize mental transformations of information (e.g. using ‘control+shift+esc+8’ to indent a paragraph)
· use meaningful icons/letters
· use appropriate visual cues, such as direction arrows· use ‘real-world’ metaphors whenever possible (e.g. desktop metaphor, folder metaphor, trash can metaphor etc).


· minimizar as transformações mentais da informação (ex: usando’control+shift+esc+8’ para iniciar um paragrafo)· usar ícones e letras sugestivas/ com significado· usar ajudas visuais apropriadas assim como setas de direcção· usar metáforas do ‘mundo real’ sempre que possível (ex: metáfora de ambientede trabalho , metáfora da pasta, metáfora da reciclagem)

Wednesday, May 2, 2007

Comunicação em Educação (aula 20-4-07)

Relacionando o tema comunicação em educação foi-nos dado a conheçer o - Modelo Matemático.

Falamos nos conceitos de Transmição que engloba outros conceitos como o de emissão (estimulos-mensagens), o canal (meio por onde circula a informação), receptor (neste caso pode ser aluno). Quando a mensagem não nos chega em condições, temos o chamados ruído, que é assim por definição tudo o que afecta a transmição.

Outro dos assuntos falado foi a diferença entre Informação e Conhecimento. Por oq ue apreendi podemos entender esta passagem como um processo de digestão dos dados (informação), informação passa a ser conhecimento quando esta passa a ter significado para o individuo e integrado no seu sistema cognitivo.

Saturday, March 31, 2007

As fases do processo de aplicações multimédia

Para a criação de uma aplicação multimédia várias "regras" e fases têm de ser respeitadas e esse foi um tema aboradado numa das aulas de tecnologias teórica.

Assim falámos das diferentes fases que constituem este processo comparando um pouco ao que acontece no cinema com a produção de um filme.

Aqui entao vou apresentar um esquema muito resumido do que são essas principais etápas:

CONCEPÇÃO-Ante.projecto --->REALIZAÇÃO-Protótipo

--->TESTAGEM-Validação --->P.FINAL- Utilização.



Foi aconcelhada a leitura de um texto pelo que deixo aqui o local onde o podem encontrar no espaço T.E :
http://te.fpce.ul.pt/courses/TE12007/document/Materiais_de_apoio_(4)/CostaFConcepçãoGuiãoAutor(1998).pdf?cidReq=TE12007



**até a proxima
=)

Tuesday, March 13, 2007

Referência a uma personalidade =)

Como considero que é importante conhecer-mos melhor algumas das personalidades envolvidas nesta evolução, faço uma breve referência a B. F. Skinner.

Burrhus Frederic Skinner (Susquehanna, Pensilvânia, 20 de Março de 1904Cambridge, 18 de Agosto de 1990) foi um autor e psicólogo estadunidense.
Ele conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e era propositor do Behaviorismo Radical, abordagem que busca entender o comportamento inteiramente em função da história ambiental de reforçamento.
Ele também escreveu alguns trabalhos controversos nos quais advoga o uso disseminado de técnicas psicológicas para a modificação de comportamento (principalmente o condicionamento operante) com o intuito de melhorar a sociedade e tornar o homem mais feliz.

Para mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Burrhus_Frederic_Skinner

=P **

Uma aulinha teorica

Mais vale tarde que nuncaa
=)

Esta aula foi guiada por vários tópicos de reflexão:
1- À procura de uma identidade...(sobre o conceito de "tecnologia educativa").
2- Sobre as suas funções.
3- Sobre investigação na área.

É importante ter a noção que dentro das tecnologias educativas, temos que distinguir: Tecnologia educativa, tecnologias DA educação e tecnologias EM educação.

Podemos estudar as tecnologias educativas segundos vários ângulos:
-Teórico (psicologia, currículo);
-Personalidades;
-Função das tecnologias (para dar apoio ao aluno ou professor);
-Maquinas;
-Investigação.

Traçando um linha do tempo (aqui muito resumida) podemos ter uma ideia da evolução das tecnologias educativas:

- 1923 a 1931
Periodo de formação, audiovisual. destancando Presssey e as "maquinas de ensinar".

-1931 a 1945
Periodo de consolidação, destaca-se nesta época Tyler com "curriculum package".

-1947 a 1957
Periodo pós- guerra, grande aplicação da psicologia nesta área, em que temos Skinner com o chamado "ensino programado".

Achei por bem colocar aqui a continuação da linha do tempo dada na aula seguinte.

-1957 a 1970
Periodo do chamado Boom Ajuda Federal, é importante referir neste periodo a teoria da Comunicação, teoria dos Sistemas e Efeito Sputnik.

-1971 a 1982
Independência e dispersão, fala-se em instructional technology.

-1982 a 1999
Impacto dos computadores, o analógico e o digital.

-1999 a 2005
A Internet.


*******

Thursday, March 8, 2007

Na primeira aula prática....!

Hii..!

Achei que seria importante fazer um pequeno apontamento acerca do que se fez na 1ª aula prática, pois esta acabou por ser uma referência aos objectivos propostos para este semestre.

Então, efectuamos a nossa inscrição no Campus On-line, um espaço dedicado aos alunos, onde podemos aceder a uma vasta rede de informação acerca da cadeira de tecnologias educativas, iniciamo-nos no mundo dos blogs, que também vai servir de suporte e elemento de avaliação e procedemos à realização de um testezinhooo diagnostico de competências, no qual obtive 33 pontos ( =P, ahh nada mauu).

Foi brevemente abordado o nosso "grande projecto" deste semestre a realização de software educativo, (trabalho que achei bastante interessante, devo dizer), mostrando-nos alguns trabalhos realizados por alunos de anos anteriores.

Também se fez uma breve apresentação dos elementos da turma.

Kiss kissss**

Tuesday, March 6, 2007

Curtando a fita vermelhaa xP

Olá ..!

Mais um dia vai começar e decidi que seria hoje que ia inaugurar o meu blog, feito especialmente para as aulas de T.E, com o objectivo de aqui publicar todos os meus desabafos mas desta vez sobre as aprendizagens, experiências e assuntos debatidos nesta mesma cadeira de modo a circular entre todos os interessados.
Devo dizer achei isto da criação de um blog ligado a uma cadeira uma ideia bastante original, que me surpreendeu pela positiva pois considero uma mais valia para todos os alunos e de certa forma uma maneira de suscitar interesse.

Bloguinho apresentadooo :P, agora é a minha vez, que também é importante!
Sou a Marta, estou no primeiro ano de ciências da educação como a maior parte, e não esta não era a minha primeira opção, psicologia sempre foi uma das minhas "paixões", por isso ainda estou em fase de indecisões quanto ao futuro, apesar de estar a achar este curso bastante interessante. Sou de Leiria onde tenho tudo o que mais gosto, os meus amigos são tudo para mim, e adoro muitass coisas xP, desde praia, à dança, ás artes plasticas, aos fds com os amigos por exemplo há muitas mais outras coisas..!!

** =)