Wednesday, January 2, 2008

Cap.5 Família tecnológica???

Este capitulo baseia-se essencialmente na implicação que as novas tecnologias mais precisamente o computador têm no seio familiar.
Hoje em dia as crianças já nascem na sua maioria com um computador em casa e este mediatamente se torna um “brinquedo” apetecível. Assim as crianças muito cedo desenvolvem competência nesta área, passando assim o computador a ter grande importância nas suas vidas.
Muitas crianças já não jogam tanto a bola nem brincam com bonecas, utilizando esse tempo no computador, numa janela aberta para o mundo que tem a sua casa que lhes dá a oportunidade de fazer mil e uma coisas ali mesmo.
Os pais reagem a estas mudanças de hábito com alguma inquietude como acho que é natural, não sabendo por vezes como encarar e acompanhar esta mudança.
Assim relativamente a isto o autor aborda o tema numa vertente do desenvolvimento de uma cultura familiar da aprendizagem, isto tem a ver com uma consciencialização das suas dificuldades por parte de cada membro da família, partindo assim para diversas formas de aprender, de dialogo e de partilha, sempre que para isso haja uma necessidade de respeito, Seymour Papert dá importância aos pais aplicarem as boas práticas de aprendizagem, transmitindo-as assim aos filhos.
Por isso penso que primeiro que tudo importante que se olhe para o computador como mais uma valia dentro de uma casa e não um factor de afastamento entre pais e filhos, estes podem “explorar”, conhecer e aprender a compreender o computador de forma conjunta desde que estejam dispostos a isso.
E sem dúvida que nesta área os papeis se vão inverter em muitas situações, os pais e avós vão aprender com os seus filhos e netos.

O computador em vez de se tornar uma barreira pode-se tornar uma fonte de comunicação entre gerações.

Assim para terminar ficam algumas dicas sobre como os pretendem ensinar devem pensar, que Papert refere neste capítulo:
· Ninguém nasceu com o conhecimento sobre este assunto;
· Não se esquecer do que sentiu quando era principiante;
· A melhor maneira de aprender é praticando;
· O objectivo é ensinar, não resolver os problemas pelas pessoas.

No comments: