Wednesday, December 26, 2007

Cap.4 Valores

Quando se fala de computadores e Internet parece complicado falar-se em valores, mas quando se fala em educação de crianças já faz toda a logica, seguindo o raciocinio de vivemos num mundo de tecnologias da Internet e dos computadores em educação parece que assim já faz sentido relacionar estas duas temáticas, por isso achei este capitulo bastante pertinente.

Assim Papert refere-se neste capitulo algumas questões de valor a ter em conta quando se fala de aprendizagem:
- Honestidade e engano;
- Respeito;
- Materialismo;
- Relacionamento na Internet.

Não tirando a importância aos 3 primeiros ponto vou apenas referir o ultimo, o relacionamento na Internet, realçando a questão dos perigos da mesma.
Isto parece ser um problema para muitos pais e deve ser, pois se a Internet é uma porta aberta para o mundo em nossas casas, e pode levar as crianças de encontro aquilo que é mau. O contacto com pessoas indesejáveis o acesso a sites impróprios, daí a necessidade de um controlo com a utilização de bloqueadores de sites, como nos é referido,mas penso que o mais importante e eficaz é mm um acompanhamento da parte dos pais para evitares estas situações.

O que é o melhor para o "meu" filho?

Neste capítulo do livro denominado de aprendizagem, é referida a escolha do software educativo como algo feito de forma tão leviana sem que se tenha propriamente consciencia disso,o que me deixou a pensar.

Penso que todos os pais querem o melhor para os seus filhos sem duvida, no entanto o que acontece é que por vezes eles mesmos não têm conhecimento do que é o melhor, deixando-se levar por campanhas publicitárias, pelo que está "mais na berra" ou o que lhes parece melhor porque diz na embalagem. Estamos num mundo onde todas as pessoas se aproveitam das fraquezas dos outros para subir na vida e as companhias de softwares educativos não são expepção aproveitado-se da fraqueza dos pais "ignorantes em matéria educativa".

Agora também pergunto, então a culpa é dos pais que não sabem comprar melhor material educativo para os filhos? Eu não os condeno... Se estamos numa época em que assistimos a escola que investem milhares de euros em materiais informáticos que simplesmente não utilizam, exactamente porque não os sabem utilizar em ambientes educativos com a função de ajudar ao desenvolvimento cognitivo e criativo dos alunos.
Isto condeno mais, porque as escolas são o principais local de aplicação de práticas pedagógicas e onde trabalham profissionais ligados ao ramo, com a obrigação de o saber ou procurar saber.

Penso assim que mais do que campanhas publicitárias, devia de haver divulgação de informação acerca do que é melhor ou não, de como se poe escolher um software educativo realmente bom, estimulante a adequado as diferentes etapas de desenvolvimento da criança.